Pular para o conteúdo principal

QUAL O MODELO DE IGREJA BÍBLICO?

 

QUAL O MELHOR MODELO DE IGREJA?

 

EFÉSIOS 4.:1-16

Efésios é uma carta dedicada a igreja, aos convertidos, Judeus e Gentios . Após a grande manifestação em Atos dos apóstolos, houve grande crescimento, não só em Jerusalém como também em outras cidades.

Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
Atos 2:8-11

 

A igreja se manifesta com este derramamento de poder e muitas coisas acontecem.

Sinais eram feitos pelos apóstolos e com isso a multiplicação da igreja.

 

Depois de Pentecostes houve tremenda manifestação do Espírito Santo. A Igreja multiplicou, foi loucura.

3000 –

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

Atos 2:41

 

5000 –

Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.

Atos 4:4

 

10000–

Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.

Atos 9:31

 

E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

Atos 6:7

 

E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.

Atos 12:24

 

De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.

Atos 16:5

 

Diante de tamanho crescimento, todos precisavam de instruções , estas são escritas nas cartas de Paulo , Pedro, Timóteo, Tito, Filemos, e outros. São instruções que o Espírito Santo conduziu com tamanha sabedoria. Esses precitos são conhecidos como Querígma e Didaqué, duas palavras gregas.

Didaqué – instrução (Efésios 1,2,3)

Querígma – proclamação, prática(Efésios 4,5,6)

 

O livro de Efésios traz ensinos profundos que vão direcionar a igreja a viver com essa massa de gente. Importante a igreja de ontem e de hoje conhecer, aprender e praticar os ensinos de Deus para vivermos em comunidade.

Deus nos mostra que há uma ordem que não pode ser mudada. Ordem esta que é’ padrão de Deus para a igreja.

 

O ESPIRITO SANTO NÃO TRATA SOMENTE DE ASUNTOS SUPERFICIAIS ENTRE O Homem, A IGREJA E DEUS, E SIM DE CRISTO E A IGREJA. NÃO TRATA SOMENTE DE RELACIONAMENTO DO MARIDO COM A ESPOSA, PAIS COM FILHOS, MAS DE COISAS PROFUNDAS….

 

Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja.

Efésios 5:32

 

O texto Efésios 4:1-16, que lemos fala de como devemos funcionar como igreja. Tem muita especulação sobre o modelo de igreja na atualidade. Muitos querem criar um modelo. O triste é querer criar algo que já existe com simplicidade . Sem gastar muito dinheiro, sem projetos audaciosos.

Não é preciso estas coisas. Se cumprimos o bom papel como Corpo vamos experimentar o crescimento. Pois não é o que fazemos que promover o crescimento e sim o que somos em Deus no propósito de edificar a igreja. Pois o crescimento vem Dele.

 

Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
1 Coríntios 3:4-7

 

Em Efésios , no texto que lemos, tem esse padrão de Deus , não de homem algum. Se foi Deus que nos deu esse padrão , então eu vou construir em cima deste ensino teológico.

 

Cabeça- Cristo- v12

Membro- nós- v16

Juntas – v16

Crescimento- v15,16

Também fala de Edifício (v12 a 16)

 

Na Igreja há VIDA, UNIDADE, ORDEM, COORDENAÇÃO, para o aperfeiçoamento dos santos

Os membros estão ligados entre si por meio de juntas , cada parte funciona de acordo com a habilidade específica, então aprendemos a viver a igreja que Deus quer, desta forma:

O CABEÇA É CRISTO – O GOVERNO DA IGREJA É DELE E É ELE que faz todas as coisas .

Jesus não transferiu esta tarefa à ninguém. Então cada um deve receber a direção de Cristo para o que Ele quer fazer com a igreja.

 

Interessante que o modelo bíblico para congregar nos leva a relacionamentos, TAMBÉM[1]  para reunir em casas, num local maior, lembrando que destaquei a palavra TAMBÉM ; pois não temos um padrão em que vai servir em todos os lugares . Sabemos que nos relacionamos e que  congregamos de várias formas.

 Li algo no livro “ Wiki Church” que relata o grande crescimento da igreja na Filipinas, a partir da pág 92, fala que o “Avivamento levará a pessoa as igrejas, mas precisamos saber o que fazer com as pessoas que virão. “

Sobre o relacionamento de George Witerfield e Jhon  Wesley. O historiador Adam Klarque comenta que Jhon Wesley criou pequenos grupos para administrar o crescimento da igreja e Witerfwild não.

 O que Wesley fazia , crescia e com Witerfield não prosperou . Ouve uma separação entre os dois por questões doutrinárias. Percebemos isso sobre o modelo . No tocante a copiar métodos ou captar o Espírito, li que precisamos analisar culturalmente e ser direcionado pelo Espírito Santo para saber qual a melhor forma de congregar e relacionar com os nativos(no caso de outros países). 

Primeiramente precisamos ter pessoas engajadas pra viver o Reino , tenham peso pela Obra.

Quando se trata de cultura, temos o exemplo da Coreia do Sul, onde a igreja se multiplicou fortemente por ser um povo disciplinado e gosta de regras, onde experimentou forte crescimento; já os EUA experimenta o modelo congregacional e tb a Igreja orgânica .

Rick Warner desenvolveu um bom modelo numa cidade americana, mas que não funcionou em outra cidade.

Um grupo de irmãos foi a Bogotá para ver como se dava o crescimento da igreja G12. O que chamou à atenção destes irmãos que foram “espiar” perceberam que o “Modelo” não é o que os atraiu e sim o que o Espírito estava movendo. Assim o autor escreve :

 “ o segredo para o crescimento deles não é o sistema que usam. Na verdade, acho que o nosso é melhor. O segredo de seu poder é a COMPAIXÃO que sentem pelos perdidos. Qualquer igreja que ame as pessoas perdidas e ore por elas como fazem em Bogotá crescerá. Não importa o sistema que os discípulos usem.”

 

 Interessante:

Os Morávianos diziam(Efésios4:17):

. Nas coisas essenciais, Unidade

- Nas coisas secundárias, Tolerância

- Mas em tudo o AMOR

Efésios fala de algo em que fazemos parte


 Eu sozinho não sou igreja, eu sou igreja com meus irmãos

Eu não posso esperar que todos façam , desta forma ninguém faz, então EU FAÇO.


Que possamos pedir ao Espírito Santo para nos conduzir ao "modelo de Igreja" onde estamos. Que possamos ser simples e venhamos a depender Dele .


Anderson Santos


 

 

 


 [1]

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILHOS SÃO COMO FLECHAS

Filhos são como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. (Salmos 127:4). Neste texto podemos fazer algumas considerações, vou expor o que aprendi.: Homem Poderoso = Deus Flecha = Filhos Arco e Corda do Arco = Pais  1. Quem impulsiona a flecha é o arco.      O Arco é quem determina a velocidade da flecha. A potência do impacto da flecha no alvo é determinada pelo arco ( como estamos formando nossos filhos). 2. Quem direciona a flecha é o Arco.     Quanto melhor é o arco, mais certeira é a flecha.  3. A flecha só tem sentido com o arco.     Sem o arco a flecha não tem utilidade nenhuma. 4. A flecha não vai a lugar algum sem o arco.     A flecha é dependente do guerreiro e do arco; quem sabe como levar a flecha ao alvo é o guerreiro e o arco. obs: Quero considerar que o arco são os pais que criam seus filhos na instrução e princípios da Palavra de Deus. 5. a Glória nunca é do arco ou da fl...

MEUS 50

MEUS 50 14. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra. 16. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles. 17. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! 18. Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. (Salmos 139: 14-18).        Dia 24/04 completo meus 50 anos de idade. Resolvi escrever de mim. Pode parecer presunçoso mas, não me importo. Senti vontade de escrever e publicar pensando em poder edificar algumas pessoas. Segue abaixo alguns trechos de minha biografia a qual ainda estou escrevendo e vai levar algum tempo para term...

AS 7 IGREJAS

Estamos vivendo dias de muitos desafios. A Igreja no mundo atravessa momentos de tribulação e decisões a tomar. Lendo a carta de Jesus as sete igrejas no Apocalipse sou levado a refletir como estão as igrejas hoje, e de qual igreja eu sou e também o que eu tenho feito para mudar. Sou remetido a analisar os dias de hoje e percebo o quanto estamos presenciando comportamentos iguais ao período em que as cartas foram escritas . As igrejas estavam com as características abaixo.:   Havia mais de 7 igrejas na ásia. Paulo envia cartas a Igreja de Colossos, Hierápolis e outras. Jesus tece elogios a 2 igrejas: Ismirma e Filadélfia Para 4 igrejas Jesus tece elogios e censuras: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes Para 1 igreja a mais rica, Laudicéia, Jesus só tece censuras. Jesus faz um RX destas igrejas que talvez nós não faríamos.Isto quer dizer que: A VISÃO QUE EU E VOCÊ TEMOS DA IGREJA PODE NÃO SER A VISÃO REAL DA IGREJA. Aquilo que normalmente nós daríamos uma nota b...