Estou tirando um tempo para ler, me aprofundar , entender sobre o homem e sua espiritualidade.
Em meio a situações que presenciamos e em uma caminhada de tentar amadurecer em Deus e sua Palavra e ensinos eu passei por um livro que alguns não gostam de ler, "Homem Espiritual". Por se tratar de uma obra escrita pelas própias mãos de Watchman Nee. Claro que com o devido cuidado , pois muitos de livros com sua assinatura foram copiados de seus sermões e perdem uma identidade própia por ter passado por outra mão, quero destacar um texto que traz a lembrança de situações que passei e penso que muito dos leitores também.
Este texto a seguir fala de muito conhecimento e já destacando um versículo muito conhecido de nós em
II Coríntios 3:6
O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
Então segue o texto:
Os coríntios se orgulhavam enormemente de seu conhecimento e de sua sabedoria. De todas as Igrejas desse período, a de Corinto era provavelmente a mais instruída. Paulo,em sua carta, dá graças a Deus por seu grande conhecimento (1:5).
Se Paulo lhes pregava um sermão espiritual podiam compreender cada palavra.
No entanto, toda sua compreensão estava na mente. Embora soubessem tudo,estes coríntios não tinham o poder de expressar na vida o que sabiam. Muito provavelmente hoje em dia há muitos crentes que sabem tanto e tão bem, que até podem pregar a outros, mas que ainda não são espirituais.
O autêntico conhecimento espiritual não se encontra em pensamentos maravilhosos e misteriosos mas sim na experiência espiritual real através da união da vida do crente com a verdade.
Aqui a inteligência não serve,e o anseio pela verdade também é insuficiente.
O indispensável é um caminho de total obediência ao Espírito Santo, que é o único que nos ensina de verdade. Todo o resto é a simples transmissão de conhecimento de uma mente a outra. Estes dados não tornam espiritual alguém que seja carnal.
Pelo contrário, na realidade sua carnalidade transformará em carnal todo seu conhecimento «espiritual».
O que necessita não é mais ensino espiritual, mas sim um coração obediente que esteja disposto a ceder sua vida ao Espírito Santo e que ande pelo caminho da cruz segundo o
mandamento do Espírito. Um maior ensino espiritual só reforçará sua carnalidade e servirá para que se engane e se considere espiritual.
Espero ter cooperado com seu "conhecimento".
Comentários
Postar um comentário