Pular para o conteúdo principal

ESTAR NO CORPO

ESTAR UNIDO AO CORPO DE CRISTO EM UMA COMUNIDADE DEFINIDA 



At 2.41-47

“Então os que receberam a sua palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações... Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

Nos dias de hoje com a quantidade de maus testemunhos de grupos e "irmãos", muitos se afastam ou não querem viver em comunidade, por frustração, ou sentimento de exclusão (carência) que é demonstrada na rejeição a pessoas de onde conviveu, não se adaptar por ser exclusivista ou por querer posição , orgulho de não querer se submeter a alguém, ou por ter conhecimento demais não considera o outro superior ou por não conseguir caminhar em grupo, enfim, muitos motivos e alguns deles até com coração sincero , mas eu tenho certeza de que Jesus nos criou para andar junto, aprender a se submeter, ser ensinado . Existe uma corrente de pessoas decepcionadas e machucadas que inventaram um ensino bíblico que exclui totalmente o governo na congregação, dando um tom anarquista  que está se alastrando. Uma forma de aprender a se submeter é estar debaixo de autoridade e não adiantar espiritualizar e dizer que "me submeto a Cristo", pois se não consegue se submeter a autoridades terrenas, como vai então demonstrar sujeição a Deus ? 
Estamos revendo estudo sobre "discipulado", e resolvi publicar esta parte do estudo no qual eu creio. Alguém me disse que se submete a qualquer um, outro me disse que quer ficar livre de domínio de alguma autoridade, claro uma desculpa para não se submeter e deixar ser tocado. Outro me disse que não precisa de se sujeitar , indo de encontro a instrução bíblia. Estes escritos pode ajudar e falar com você.
 Curtam comigo.

Cada discípulo para a formação de seu caráter necessita:

-    Estar integrado e unido a um grupo definido: Para ser amado, conhecido, ensinado, animado, sustentado, protegido, orientado, moderado, encorajado, aconselhado, instruído, corregido, repreendido e, se for necessário, disciplinado. Ali, cada discípulo, ao ser conhecido e amado, pode ser ajudado, especialmente pelos irmãos que os presidem no Senhor .
E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
1 Tessalonicenses 5:12-14

Dentro do que estamos vivendo e diate de algumas experiências, vemos o quanto existem pessoas que não querem ser admoestados, pois sua vida em "milindres" são tão "fortes" que se magoam muito facilmente, e em outros casos , as pessoas estão tão cheias de orgulhos que não querem ser tocadas, para não se expôr . No discipulado se descobre o caráter, e atitudes de coração no qual alguns não estão dispostos a serem tratados. Muitos vivem de "galho em galho" para não se deixar descobrir. Alguns parecem tão espirituais, que quando se descobre  o coração, saem para não serem corrigidos e admoestados, pois o ser humano é falho, e precisa ser ajudado. Eu sou um deles, que preciso da ajuda dos irmãos para crescer. 

-    Ser discipulado em forma grupal e pessoal: O discípulo necessita estar relacionado com seu discipulador (cooperador) de um modo firme e definido. Necessita receber ensino progressivo para sua formação; ser sincero e transparente para expor suas falhas de caráter, a fim de ser ajudado em oração e conselho. E deve estar sujeito ao ensino e a correção fraternal.     
 -    Receber o ministério dos apóstolos, profetas, evangelistas e pastores-mestres: Eles são postos no corpo de Cristo para aperfeiçoar (“Katartismos”) aos santos para a obra do ministério. (Katartismos vem do verbo “katartizo” que significa: capacitar, preparar, formar, relacionar, equipar) .
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Efésios 4:11,12
 -    Funcionar na edificação do corpo de Cristo e na extensão do Reino: Como membro do corpo é fundamental funcionar, servir, ocupar-se ativamente na obra do Senhor, (Ef 4.16): Evangelização, discipulado, pregação, serviço, intercessão, dons do Espírito, boas obras, visitação, missões, etc. O membro que trabalha, serve, ama, ensina, prega, ora, visita e se ocupa de outros, cresce; e ajuda aos demais também a crescer. 
Então deixamos um conselho : 
Ore, ore e busque um local para estar junto, não olhe os homens, mais o Jesus que está nele, e Deus vai falar.
Para ajudar neste conselho é de suma importância que procure um lugar onde Jesus é Pregado, seus ensinos e práticas. Igreja não é lugar de realizar desejos e sim transformar caráter para sermos semelhantes a Jesus.

Extraído do estudo , Formação do caráter do discípulo(Jorge Himitian). Adaptado por Anderson Santos





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILHOS SÃO COMO FLECHAS

Filhos são como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. (Salmos 127:4). Neste texto podemos fazer algumas considerações, vou expor o que aprendi.: Homem Poderoso = Deus Flecha = Filhos Arco e Corda do Arco = Pais  1. Quem impulsiona a flecha é o arco.      O Arco é quem determina a velocidade da flecha. A potência do impacto da flecha no alvo é determinada pelo arco ( como estamos formando nossos filhos). 2. Quem direciona a flecha é o Arco.     Quanto melhor é o arco, mais certeira é a flecha.  3. A flecha só tem sentido com o arco.     Sem o arco a flecha não tem utilidade nenhuma. 4. A flecha não vai a lugar algum sem o arco.     A flecha é dependente do guerreiro e do arco; quem sabe como levar a flecha ao alvo é o guerreiro e o arco. obs: Quero considerar que o arco são os pais que criam seus filhos na instrução e princípios da Palavra de Deus. 5. a Glória nunca é do arco ou da fl...

MEUS 50

MEUS 50 14. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra. 16. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles. 17. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! 18. Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. (Salmos 139: 14-18).        Dia 24/04 completo meus 50 anos de idade. Resolvi escrever de mim. Pode parecer presunçoso mas, não me importo. Senti vontade de escrever e publicar pensando em poder edificar algumas pessoas. Segue abaixo alguns trechos de minha biografia a qual ainda estou escrevendo e vai levar algum tempo para term...

AS 7 IGREJAS

Estamos vivendo dias de muitos desafios. A Igreja no mundo atravessa momentos de tribulação e decisões a tomar. Lendo a carta de Jesus as sete igrejas no Apocalipse sou levado a refletir como estão as igrejas hoje, e de qual igreja eu sou e também o que eu tenho feito para mudar. Sou remetido a analisar os dias de hoje e percebo o quanto estamos presenciando comportamentos iguais ao período em que as cartas foram escritas . As igrejas estavam com as características abaixo.:   Havia mais de 7 igrejas na ásia. Paulo envia cartas a Igreja de Colossos, Hierápolis e outras. Jesus tece elogios a 2 igrejas: Ismirma e Filadélfia Para 4 igrejas Jesus tece elogios e censuras: Éfeso, Pérgamo, Tiatira e Sardes Para 1 igreja a mais rica, Laudicéia, Jesus só tece censuras. Jesus faz um RX destas igrejas que talvez nós não faríamos.Isto quer dizer que: A VISÃO QUE EU E VOCÊ TEMOS DA IGREJA PODE NÃO SER A VISÃO REAL DA IGREJA. Aquilo que normalmente nós daríamos uma nota b...